Central do Aluno | (11) 3836-7369

Estudo do meio: Museu Aberto de Astronomia – 8º ano E.F II

A Astronomia nestes últimos anos vem ganhando cada vez mais notoriedade nos meios de divulgação. Graças aos avanços da tecnologia, somos capazes de “enxergar” e ver detalhes que antes nem sonhávamos. Assim, percebe-se a importância dos observatórios astronômicos em estimular a percepção e a curiosidade do público leigo, bem como induzi-lo à reflexão de nosso papel no planeta Terra e no Universo.

Para explicar a Astronomia de forma lúdica, mostrando que ciência pode ser divertida e incentivar o aluno para um despertar na área de ciência promovemos no dia 10 de outubro um estudo do meio no M.A.As

Roteiro do estudo:

Espaço Vivo=> Um momento onde os visitantes conversam com um dos Astrônomos responsáveis pelo M.A.As – Projeto Escola sobre assuntos do interesse do grupo. Mirante & Pontos Cardeais=> Este mirante é um dos locais mais altos do Município de Campinas, a cerca de 1080 metros de altitude. Casa Gaia: Uma instigante exposição sobre a história do Universo e a relação química entre ele e o surgimento da vida na Terra. Com uma tabela periódica cósmica, fotos comparativas, exposição de dados celestes, painel com uma foto real da Via Láctea feita na região da Serra das Cabras, exibe a beleza e o majestoso tapete de estrelas em que ficam nosso Sol e Sistema Solar. Casa do Sol, com Telescópio Solar: Telescópio que permite ver o Sol em H- Alfa, onde as explosões solares e outros eventos são vistos na superfície solar. Casa do Sol, com Celostato: Telescópio Solar especial que projeta dentro de um espaço apropriado uma imagem do Sol em Luz e Tempo Integral, com mais de 1 metro de diâmetro. Pátio da Lua: Uma aula completa sobre nosso satélite, feita ao redor de uma réplica fiel do astro, erguida em Maquete de resina compondo a Cúpula do nosso futuro planetário.