A partir de 2021 os alunos do Ensino Médio terão oportunidades de escolher as propostas que desejam estudar. Os Itinerários Formativos fazem parte das mudanças do Novo Ensino Médio

Mas, o que é Itinerário Formativo?
São roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pelo Colégio, que os estudantes poderão participar a partir da 1ª Série do Ensino Médio, com o objetivo de aprofundar conhecimentos em determinadas áreas.

A ideia é dar maior autonomia para que possam optar sobre qual vertente desejam potencializar seus estudos

Há diversas possibilidades de Itinerário Formativos. A cada semestre o aluno escolherá um novo Itinerário, podendo especializar-se em determinada área; ou terá a oportunidade de participar de formações em diversas temáticas.

O estudante deverá cursar todos os Itinerários Básicos  :

  • *Oficina de Redação ENEM/Vestibular

– A Oficina de Redação irá concentrar as atividades do aluno em um suporte técnico que se considera indispensável para melhorar sua performance na construção do texto dissertativo.
Na Oficina de Redação, a leitura das principais Propostas de Redação e dos textos mais atuais, publicados nos principais veículos de comunicação, irá desenvolver no aluno as habilidades de leitura, interpretação e produção de texto.

  • *História da Arte

– Abordar de forma sintética os períodos artísticos para depois podermos trabalhar movimentos de forma pontual; compreender a Arte como meio de expressão e manifestação estética, cultural e crítica; conhecer diferentes manifestações artísticas do ser humano e suas principais características; Refletir sobre o papel das arte na sociedade e sua influência na vida; Elaborar com os alunos projetos para vivência de técnicas e conceitos específicos dos períodos artísticos.

 

Há diversas possibilidades de Itinerários Formativos. A cada semestre ou a cada na,o o aluno escolherá um novo Itinerário, podendo especializar-se em determinada área; ou terá a oportunidade de participar de formações em diversas temáticas.

Os itinerários oferecidos no 1º semestre de 2021 foram:

  • *Linguagens e suas Tecnologias:

– *Oficina de Redação ENEM/Vestibular

– *História da Arte

– *Linguagens ENEM/Vestibular

– **Projeto Integrador/Steam: Fotografia: Documentando a Vida

– **Projeto Integrador/Steam: Somos Agentes de Transformação

– Projeto Integrador: Escrita Criativa

 

  • *Ciências da Natureza e suas Tecnologias

– *Ciências da Natureza ENEM/Vestibular

– **Projeto Integrador Steam: Mídias Informam ou Desinformam?

– Projeto Integrador: Astronomia e Astrofísica

 

  • *Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

– *Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ENEM/Vestibular

– **Projeto Integrador Steam: Tecnologia e Ciências: Uma abordagem histórica

 

  • *Matemática e suas Tecnologias

– *Matemática ENEM/Vestibular

Projeto Integrador: Educação Financeira

Projeto Integrador: Empreendedorismo

 

  • *Projeto de Vida

O objetivo do Projeto de Vida é definido pelo BNCC como: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência, crítica e responsabilidade.
No Ensino Médio, o jovem precisa lidar com uma nova rotina, e o foco deve estar voltado para o amadurecimento emocional e cognitivo e a preparação para o vestibular e ingresso no mercado de trabalho. Trabalhamos também o autoconhecimento e o processos de tomada de decisão, despertando o respeito por si mesmo e pelo mundo em que vive.

 

  • *Investigação Científica (Iniciação à pesquisa)

– A investigação científica tem como a proposta de introduzir o aluno na esfera científica, preparando-o para o meio universitário bem como desenvolver seu raciocínio lógico científico.
Capacitar o aluno para a escrita do trabalho científico.

Desenvolvimento do raciocínio crítico-científico a fim de construir familiaridade com a ciência, ampliando as possibilidades do aluno, no seu presente e futuro.

 

*Itinerário Obrigatório
Projetos Integradores buscam fazer com que a aprendizagem dos alunos seja dotada de significado. Estabelecem ligação entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, apresentando como os conteúdos são aplicados no dia a dia.
Os Projetos são espaços para desenvolver múltiplas inteligências, cooperação e trabalho em grupo.   Colocar esse parágrafo após o item *****

 

**Steam
O termo Steam é um acrônimo da língua inglesa: ciências (Science), tecnologia (Technology), engenharia (Engineering), arte (Art) e matemática (Mathematics)
Refere-se a uma metodologia que visa favorecer atividade transdisciplinares, integrando essas diferentes áreas para promover aprendizagens significativas, criativas e colaborativas.
Ao ser posta como integrador, essa metodologia visa orientar um projeto vinculado a questões socioambientais e tecnológicas e os desafios da contemporaneidade.