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Gamificação e interatividade para aprender geografia

E se usarmos a gamificação, ou seja, o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar e melhorar o aprendizado dos alunos?

Durante a segunda semana de agosto, os alunos dos 6° anos do Ensino Fundamental II produziram um quadro-resumo sobre os biomas terrestres, com as áreas de abrangência, os climas associados e as características de cada bioma.

Na quinta-feira, 20 de agosto, eles participaram de uma gincana online respondendo às perguntas sobre os biomas. O quiz é desenvolvido na plataforma Kahoot, um site de learning game. Nessa plataforma, o professor Angelo Miranda elaborou as questões e ofereceu quatro alternativas para cada uma das questões.

Os alunos montaram equipes de dois ou mais integrantes e inscreveram as equipes na plataforma para responder às questões. O professor liberou uma questão por vez. As questões envolviam mapas, fotografias e até trechos de filmes.

As equipes-jogadoras tinham 20 segundos para clicar na resposta certa através de seus smartphones. Elas ganhavam pontos para cada resposta correta, além de pontos extras para quem clicasse mais rápido.

“Durante o período de resposta, o Kahoot faz um som de contagem regressiva divertido, que lembra o de velhos jogos de videogame. Um gongo soa quando o tempo acaba e a tela mostra imediatamente o número de respostas certas e erradas das equipes. Em seguida surge um ranking, listando aos cinco melhores times e os pontos obtidos. No final de todas as perguntas, temos a grande equipe vencedora.” diz o Professor Angelo sobre a plataforma e completa “É uma forma de revisar o que foi estudado, integrar mais os alunos, fortalecer o espírito de equipe e também se divertir aprendendo.”