Central do Aluno | (11) 3836-7369

Entenda a importância da música na escola

Assim como outras disciplinas, a música na escola no processo de ensino-aprendizagem pode ter um papel muito importante no desenvolvimento do aluno em vários aspectos individuais e sociais.

Além de trabalhar características psicomotoras — quando o trabalho é feito com instrumentos —, cognitivas e linguísticas, ela também tem um papel essencial no desenvolvimento socioafetivo da criança, sem contar na capacidade de auxiliá-la a desenvolver a criatividade, a sensibilidade, o ritmo, a imaginação, a concentração, memória e, principalmente, o prazer de escutar música.

Investir em uma escola que tem a música na grade escolar é uma importante escolha para pais e alunos, mas você sabe qual é o real papel da música na escola no processo de ensino-aprendizagem?

Confira:

Maneira lúdica de ensinar crianças

A música é também uma importante alternativa para transformar o processo de aprendizado infantil em uma maneira mais lúdica de se conhecer coisas novas. É por isso, por exemplo, que muitos professores gostam de ensinar determinadas matérias com o auxílio de canções adaptadas e aulas mais alternativas, afinal, a música motiva a concentração, a curiosidade e a descontração — que é raramente observada em ambientes escolares.

Por isso, para quem quer encontrar uma maneira diferente de ensinar crianças, a música na escola no processo de ensino-aprendizagem pode ser um bom caminho.

A música também é um momento de dança e socialização

Aulas de música também podem ser um excelente momento para se socializar, dançar, brincar e descontrair. Esse é um dos grandes benefícios da música na escola no processo de ensino-aprendizagem, visto que é um momento na aula em que é possível queimar algumas calorias — dançando e se divertindo —, perder a vergonha e realmente se entregar às canções com seus colegas de classe.

Na grande maioria das vezes, a aula de música é um momento tão importante da descontração do ritmo escolar, que costuma ser uma das horas favoritas dos alunos em sala de aula.

A música na escola no processo de aprendizagem também ajuda em outras disciplinas

A música também tem um papel muito importante no processo de aprendizagem em outras disciplinas. Como ela ajuda a aumentar a capacidade de concentração e memória, é possível perceber em alunos que tem a música em sua rotina escolar uma maior facilidade de passar pelo processo de alfabetização, de desenvolvimento de textos e até mesmo de fazer raciocínios matemáticos.

O que acontece é que a música é capaz de ativar uma parte do nosso cérebro que não é desenvolvida quando estamos aprendendo disciplinas tradicionais. Por isso, ela é tão importante na rotina desses alunos, para que eles melhorem seu desempenho e disposição para aprender.

A aula de música pode ser feita com instrumentos ou com a percepção

Engana-se quem pensa que a aula de música só pode ser feita com instrumentos e com um professor que tem o dom de tocá-los ou ler uma partitura. Aula de música também pode ser um momento de reflexão, quando a turma se concentra para escutar uma canção e estudar a partir dela. Existem várias maneiras de colocar a música na rotina do aluno e se beneficiar dessa união.

A música na escola no processo de ensino-aprendizagem é, portanto, uma atenção importante que você precisa ter na hora de escolher o colégio do seu filho.

Você valoriza esse tipo de aprendizado na rotina da criança? Compartilhe com a gente sua opinião!

 

Fonte: CBWeb