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Colégio Madre Paula Montalt no ICLOC – Congresso de Práticas Educacionais

O ICLOC é um importante Congresso de Práticas Educacionais realizado anualmente em São Paulo e organizado por algumas das mais importantes instituições de ensino do país.

O encontro deste ano aconteceu no dia 24 de maio no Colégio Presbiteriano Mackenzie e contou com uma audiência de mais de 4 mil educadores. O Colégio Madre Paula Montalt, como uma das escolas participantes do evento, foi representada por seus professores, orientadores e coordenadores dos diferentes segmentos.

Nossa equipe foi responsável pela apresentação de quatro trabalhos, expondo práticas que envolvem o ensino e aprendizagem em diferentes áreas curriculares, bem como ações culturais e sociais desenvolvidas no colégio.

 

 

Aproveitamos para parabenizar toda a Equipe Madre Paula por assumir o compromisso de exercer sua palavra e contribuir para a melhoria da educação.

Parabenizamos também as instituições parceiras, que se uniram para a organização do ICLOC e assim permitiram a realização de um evento de tamanha relevância no cenário educacional.

 

Saiba mais sobre os projetos apresentados:

 

Cidade que eu tenho, cidade que eu quero
Por: Professora Joana D’Arc da Silva Costa e Professora Eliza  Augusta Campos Abreu

Projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo (2016), com início em março e concluído em outubro para ser apresentado na Mostra Cultural . Os objetivos eram identificar os problemas da cidade de São Paulo referentes à educação, habitação, segurança, mobilidade urbana, tecnologia, saúde (violência contra a mulher e drogas).Usar as novas tecnologias e os gêneros multissemióticos. Refletir sobre as possíveis soluções da cidade em que vive, internalizando a ideia de cidadania.

 

As contribuições do lúdico para o desenvolvimento emocional infantil
Por: Professora Mariana Battani

Os jogos e brincadeiras na Educação Infantil são um ótimo exemplo no âmbito de aprender a conviver, pois é com a convivência que a criança consegue construir o senso de cooperação, trabalho em equipe e respeito à diversidade. Nesses momentos, a criança consegue também se expressar e se comunicar com outras crianças, construindo, assim, seus próprios valores. Partindo da observação dos alunos do “Jardim II”, que demonstraram em alguns momentos dificuldade na socialização de brinquedos e em cooperar com as outras crianças, o trabalho com o lúdico tornou-se uma ótima opção para o desenvolvimento do projeto. Por meio de brincadeiras e com o intuito de facilitar a adaptação da criança em grupos mais amplos e diferenciados, criou-se um ambiente socializador que a integrou no ambiente escolar e no grupo de trabalho de forma independente, cooperativa e responsável.

 

Projeto Tutoria
Por: Professor e Coordenador Edivaldo Valente, Professora e Coordenadora Rita de Cássia Sanches Baldarena Ribeiro e Orientadora Educacional Maria Helena Ignacio Karolski

Os objetivos deste projeto são: aprimorar o desempenho acadêmico do aluno garantindo a sua individualidade e, ao mesmo tempo, trabalhando as relações interpessoais; fazer com que o aluno tome consciência sobre si mesmo e como integrante de um grupo maior, mostrando a necessidade de ter atitudes humanas básicas, entre elas, o respeito para com o semelhante, acolher a diversidade de opiniões e ter compromisso com valores democráticos.

 

Corrente do bem
Por: Coordenador Fátima Moço, Professora Anunziata Isabel Marques Lopes e Professora Regina Célia Pereira da Silva Crepaldi

O projeto tem como objetivo: realizar e participar ativamente de uma ação social; buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida do próximo; gerenciar mudanças; desenvolver atitudes de solidariedade; criar hábitos de reciclar.

 

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